Khenpo Gyaltsen nasceu em Samagaio, no Nepal, em 10 de maio de 1973. Ele é descendente direto da família do ilustre rei tibetano Trisong Deutsen.                                                                                                                       

Aos nove anos, entrou no monastério Kanying Shedrub Ling, da família de Kyabgön Phakchok Rinpoche, onde estudou textos filosóficos e rituais até os vinte e cinco anos. Durante esses anos, ele não só recebeu muitas iniciações e transmissões de textos de Chokling Rinpoche e Kyabje Chokyi Nyima Rinpoche, como também de seu principal guru, Tulku Urgyen Rinpoche, de quem recebeu as preciosas "instruções sobre a mente".

 

Khenpo Gyaltsen viajou para a Índia em 1997 e passou três anos no grande Thekchen Choling estudando a Tradição Budista de lógica. Em 2000, entrou no Instituto Ngagyur Nyinma onde completou o nono e último ano, e recebeu o grau de Acharya de Sua Santidade o Dalai Lama.

 

Após a graduação, ele continuou a ensinar por quatro anos. Em 2011, recebeu o título de Khenpo por Karma Kuchen Rinpoche. Em 2012, voltou a viver no monastério Kanying Shedrub Ling.

 

Atualmente está ensinando no monastério Sangye Yeshe Shedra e no Instituto Rangjung Yeshe, aliado à Universidade de Kathmandu.